DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA


Licenciatura em Biologia Marinha




Objectivo do curso

O curso de Biologia Marinha concentra-se no estudo dos organismos marinhos e proporciona aos estudantes a oportunidade de estudar aspectos fundamentais da biologia dos organismos marinhos, bem como, tópicos de biologia aplicada e especializada, tais como genética, biotecnologia, bioconservação, pescam e aquacultura. Põe-se ênfase na aquisição e aplicação de técnicas de trabalho prático como uso de embarcações de pesca e a recolha de amostras de pescado, plâncton nos centros de descarga de processamento, de aquacultura, técnicas de estudo e proteção das zonas marinha costeira, entre outros. Em suma o do curso de Licenciatura em Biologia Marinha permite formar recursos humanos que possam responder à aposta estratégica de Angola nas temáticas ligadas ao mar, tal como, em biotecnologia marinha, na exploração racional dos recursos marinhos vivos, aquacultura e nas pescas.


Carga Horaria

4800 horas



Perfil de saida

O licenciado em Biologia Marinha pode desempenhar as suas funções como: Técnico assistente integrado em equipas de investigação em instituições privadas ou públicas, ligadas a investigação nas áreas das pescas e ambiente; Serviços de consultorias e assessorias em empresas e indústrias do ramo pesqueiro; Gestor em entidades relacionadas com a preservação dos organismos marinhos e não só e conservação do meio ambiente (áreas de conservação e reservas marinhas; oceanários, empresas de pescas e aquicultura) Centros e Institutos de Formação profissional no ramo das ciências das pescas (Ex. Cefopescas, CEMAR). Formadores na área de Biologia Marinha em equipas de educação ambiental e literacia do oceano.



Regime

Laboral e Pós-Laboral



Língua(s) de Aprendizagem

Portugês e Inglês



Regente

Denise Regina Ramos Neves, Msc

Pretende-se que o Licenciado e diplomado em Biologia Marinha, enquanto resultado de uma formação técnico-científica voltada para o desenvolvimento de actividades dentro do ramo das ciências da natureza e do mar, sejam capazes de intervir e colaborar: Na definição das políticas para o mar e ecossistemas costeiros; Na gestão dos ecossitemas marinhos e seus organismos; Na exploração sustentável e utilização dos organismos marinhos.

Sicopal; Org. AI-Santos; Grupo AST; Centro Regional de Informação, Monitorização Inspecção e Fiscalização de Pescas e da Aquicultura; Gabinete Provincial da Pescas e do Mar; Instituto de Pesca Artesanal; Grupo Pescanova; Perpescas; Maripesca; Pescasse, Indústria pesqueira; Lucimar; Socotômbwa; Sagropec;

As condições de acesso estão sujeitas mediante as regras definidas pela universidade durante a fase de candidaturas para ingresso.