DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO


Licenciatura em Ensino da Geografia




Objectivo do curso

Formar professores de Geografia do Iº e IIº ciclos do Ensino Secundário e de adultos, para as Escolas de formação de professores, Escolas de Formação Geral e Escolas de Formação Técnico profissional. Desenvolver a formação pessoal e sócio - profissional dos futuros educadores, de modo a interiorizarem atitudes e valores éticos indispensáveis à sua profissão; Proporcionar ao futuro educador uma formação científica, técnica que lhe permita actuar na prática em correspondência com a sua qualificação profissional; Promover o desenvolvimento ecológico e rural; Desenvolver a capacidade de controlo da qualidade do processo docente educativo ao seu nível e de proposta de novas linhas de desenvolvimento, assim como tomarem parte de centros ou “Ateliês”, das empresas e laboratórios do ramo educacional, auxiliares nos Centros de Desenvolvimento Educacional; quadros de Direcções Regionais, Provinciais e Locais da Educação, da Cultura e Acção Social.


Carga Horaria

1º Ano- 960h; 2ºAno- 976h; 3ºAno 864h; 4ºAno 704h; 5ºAno- Indeterminado.



Perfil de saida

Profissional da Educação na área de Geografia, na área de educação ambiental e investigação na área de problemas sócio – educativos; Professor competente para realizar investigação pedagógica; Direcção com qualidade do processo de ensino - aprendizagem no ensino secundário; Desenhar planos de estudo e programas no ensino secundário; Implementar estratégias para o desenvolvimento educativo em Instituições educativas;



Regime

Laboral e Pós-Laboral



Língua(s) de Aprendizagem

Portugês



Regente do Curso

Paulo Chingue Zacarias

Identificar os conceitos fundamentais da metodologia da investigação - Assumir posições críticas ante os paradigmas da investigação. - Caracterizar a ciência como forma de actividades prática. - Diferenças o conhecimento científico do comum ou quotidiano estabelecer semelhanças e diferenças. -Formular lógica e coerentemente problemas de investigação, perguntas de investigação, objectivos e hipótese. -Identificar os diferentes tipos de estudo e de desenho existentes. Diferenciar os vários componentes do ambiente; Avaliar as consequências decorrentes da violação do ambiente; Analisar as diferentes actividades socio-económicas e suas implicações no meio ambiente; Avaliar e criticar os efeitos das actividades humanas sobre o meio ambiente; Prever e analisar os diferentes impactos ambientais decorrentes da actividade humana; Interpretar e aplicar a diferente legislação ambiental em Angola. Manejo do livro de texto, de consulta e de outras fontes que facilitem aprendizagem em Geografia. - Planeamento do processo de ensino aprendizagem da Geografia vinculado ao processo da educação a nível Secundário, tendo em conta as suas formas de organização fundamentais: em salas de aula, Seminários e outras actividades extra curriculares, excursão geográfica e aula de campo. - Desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem da Geografia na prática escolar e/ ou modelado em sala-de-aula. - Planeamento integral dos fundamentos didáctico-pedagógico no contexto escolar com ou emprego de métodos de investigação científica.

Profissional da Educação na área de Geografia, na área de educação ambiental e investigação na área de problemas sócio – educativos; Professor competente para realizar investigação pedagógica; Direcção com qualidade do processo de ensino - aprendizagem no ensino secundário; Desenhar planos de estudo e programas no ensino secundário; Implementar estratégias para o desenvolvimento educativo em Instituições educativas; Realizar tarefas de direcção dos processos de ensino – aprendizagem ao nível de colectivos pedagógicos.

As condições de acesso estão sujeitas mediante as regras definidas pela universidade durante a fase de candidaturas para ingresso.