DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO


Licenciatura em Ensino da Biologia




Objectivo do curso

O Licenciado formado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidade , opção Biologia, deverá servir o sistema educativo, na concepção de projectos do sistema escolar, em geral, de programas de intervenção sócio – educativa em particular, sendo capaz de formular objectivos educacionais, tomar decisões pedagógicas e didácticas na sala de aulas e noutros contextos educacionais, analisar criticamente as instituições educativas e conduzir o processo docente educativo e a respectiva avaliação.


Carga Horaria

1º Ano- 900h; 2ºAno- 795h; 3ºAno 855h; 4ºAno 480h; 5ºAno 300.



Perfil de saida

Profissional da Educação na área de Biologia, na área de educação ambiental e investigação na área de problemas sócio – educativos; Professor competente para realizar investigação pedagógica; Direcção com qualidade do processo de ensino - aprendizagem no ensino secundário; Desenhar planos de estudo e programas no ensino secundário; Implementar estratégias para o desenvolvimento educativo em Instituições educativas; Realizar tarefas de direcção dos processos de ensino – aprendizagem ao nível de colectivos pedagógicos.



Regime

Laboral e Pós-Laboral



Língua(s) de Aprendizagem

Portugês



Regente do Curso

Moises Abel Florêncio dos Santos

Fornecer ao estudante conhecimentos sobre os princípios e conceitos biológicos; Compreender e explicar o funcionamento de estruturas dos organismos vivos e proporcionar discussão sobre a importância nos processos biológicos; Identificar os princípios básicos da Biologia; • Compreender os fenómenos Biológicos que interferem na vida dos seres vivos; • Entender o conceito de Biofísica de membranas e sua aplicabilidade; Proporcionar o desenvolvimento científico no sentido de munir o estudante de capacidades e habilidades para aplicar conhecimentos biofísicos em situações práticas. Aplicar algumas leis ou princípios de física na vida dos seres vivos.

Profissional da Educação na área de Biologia, ne investigação na área de problemas sócio – educativos; Professor competente para realizar investigação pedagógica; Direcção com qualidade do processo de ensino - aprendizagem no ensino secundário; Desenhar planos de estudo e programas no ensino secundário; Implementar estratégias para o desenvolvimento educativo em Instituições educativas; Realizar tarefas de direcção dos processos de ensino – aprendizagem ao nível de colectivos pedagógicos.

As condições de acesso estão sujeitas mediante as regras definidas pela universidade durante a fase de candidaturas para ingresso.