DEPARTAMENTO DE BIOTECNOLOGIA E QUALIDADE ALIMENTAR


Licenciatura em TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DE PESCADO




Objectivo do curso

Formar profissionais de nível superior com preparação teórica e pratica no domínio de diferentes fases de processamento de pescado que possibilite a prestação de serviços nos navios pesqueiros industriais, técnicas de armadores, empresas de processamento de pescado em terra e nos posto de reparação e de produção. Potenciar a investigação cientifica nas áreas relacionadas com as tecnologias do processamento de pescado.


Carga Horaria

O plano de estudo da licenciatura em Engenharia de Técnica de Processamento de Pescado é de 4080 horas.



Perfil de saida

Aplicar as técnia de manutenção das máquinas as industrias pesqueira e alimentar; Aplicar conhecimento científicoç técnológico e instrumental sobre o pescado na prospecção e abertura de mercados, na assistências técnica; Analisar a qualidade organoléptica e sensorial da matéria-prima(pescado) para o processamento; Assessorar empresa do sector alimentício e prestar serviços na área de processamento de pescado; Desenvolver técnicas de produção e transformação de pescado; Gestor de stocks; Gerenciar, implantar e executar programa e ferramentas de qualidade na industria alimentícia; Gerenciar projectos relacionados aos peixes e frutos do mar nos aspectos tecnológicos, económicos, ambientais e de restreabilidade; Manusear máquinas de conversas e aparelhos de empacotamento de alimentos.



Regime

Laboral



Língua(s) de Aprendizagem

Portugês



Coordenador do Curso

Gizarela Suzana das Dores Andrade

Laboratório de controle de qualidade; Centro de formação ligados a área e pescas; Empresa e laboratório de biotecnologia alimentar.

Processamento e transformação do pescado em indústrias de (salga e seca, fumagem, congelação transformção em conserva); Navios de transformação de pescado, Empresa de processamento de pescado em terra, Estaleiros de reparação e de produção, Navios pesqueiros industriais.

As condições de acesso estão sujeitas mediante as regras definidas pela universidade durante a fase de candidaturas para ingresso.