Em 2017, a nossa Instituição foi inaugurada e assim abertas as portas para o conhecimento sobre e de áreas científicas excepcionais! Estamos a falar da introdução no subsistema de ensino superior da oferta de cursos que na altura designavam-se como cursos deficitários e até inexistentes. A oferta formativa da APCMN no primeiro ano recaiu sobre Engenharias: Mecânica Naval; Técnicas de Processamento do Pescado; Navegação, sobre Ciências Sociais com Administração e Gestão, sobre Ciências da Natureza com Recursos Marinhos e por último sobre as Ciências Veterinárias representadas pelo curso em Aquicultura. Em 2018, são adicionadas, ainda, duas ofertas, o curso de Oceanografia e o curso em engenharia eletrotécnica e eletrónica industrial.
A Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe nasce da estratégica governativa voltada para o sector do Mar e fundamentalmente para o desenvolvimento da economia azul. O Ministério das Pescas e do Mar, enquanto órgão auxiliar da Presidência da República, designava a Academia como instrumento de formação de quadros de excelência na categoria do ensino superior, com foco para as profissões marítimas e de pescas sem esquecer as áreas ambientais e sócio económicas.
Efectivamente, esta missão confiada no âmbito da visão do sector reveste-se de grande importância pois estrutura-se em parcerias com outras áreas paralelas que executam políticas para o desenvolvimento da economia do mar. O sector do Mar, neste contexto, valida a oportunidade da criação de uma estrutura polivalente, cujo desempenho efectivo permite a formação de quadros que as Instituições do ensino superior devem produzir em parceria estreita com a comunidade actuante e consciente ou melhor com os cidadãos participantes no desenvolvimento sustentável do país. E é exatamente esta comunidade angolana que clama por técnicos formados com experiência real do mercado de trabalho este que identifica-se com condições extremas de trabalho e no trabalho como são as profissões marítimas.
Os cursos ministrados nesta Instituicao são em última instância desafiadores mas também motivadores na perspectiva da ligação com os oceanos, palco da economia azul, mas também pelo potencial desconhecido que eles representam. Por outro lado, a agenda estratégica para estes primeiros anos organiza-se a nível da investigação científica e da ligação à comunidade paradigmas essenciais ao contexto da Universidade. Os pilares Ensino, Investigação e Extensão constituem a estrada do sucesso que teremos de percorrer com cautela mas serenidade.
Caros Senhores, minhas Senhoras, dignos estudantes,
A Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe, forma profissionais de excelência e com consciência no desenvolvimento do país, valores imprescindíveis nos dias de hoje! Venha e nós mostramos!
Sejam bem-vindos!