4 DE FEVEREIRO: UMA JORNADA DE CELEBRAÇÃO, TRIBUTO E REFLEXÃO.

2024-02-04 | 14:00:00


noticias uninbe


Celebrações do dia da Luta de Libertação


O dia 4 de Fevereiro em Angola, foi consagrado como dia do início da luta armada pela independência do país em 1961. Também conhecido como o "Dia dos Mártires da Repressão Colonial", ocorreu no dia 4 de fevereiro de 1961, quando grupos independentistas angolanos atacaram símbolos do domínio colonial português. Esse evento marcou o início de uma longa luta pela independência, que foi oficialmente alcançada em 11 de Novembro de 1975. Antecedida pela luta da Baixa de Cassanje, que foi um conflito armado que ocorreu em Angola com o objetivo principal de revoltar e protestar contra as políticas de colonização portuguesa, que incluíam a imposição de trabalho forçado e condições de vida precárias, o 4 de Fevereiro significa para os Angolanos a busca pela independência e a autonomia do domínio colonial português. Foi neste espírito reflexivo sobre os antecedentes da independência de Angola, que as Faculdades de Ciências Sociais e Humanidades e a Faculdade de Ciências Naturais da UNINBE realizaram várias actividades em torno destes 63 anos do início da luta de libertação, desde debates sobre a importância desta luta para os Angolanos e o seu impacto na geração actual, visitas em alguns órgãos de defesa e segurança com destaque para a Base Naval do Namibe da Marinha de Guerra Angolana, por esta estar localizada num local que carrega muita informação sobre a história colonial na província do Namibe. Nesta jornada de celebração, os docentes, discentes e funcionários administrativos da Universidade do Namibe manifestaram o desejo de estudar mais sobre a história de Angola, e dela tirar lições profundas de modos a se construir uma Angola próspera para as futuras gerações. A HISTÓRIA NÃO SE APAGA, RECORDA-SE. Neste dia, a Universidade do Namibe deseja a cada Angolano e Angolana um feliz dia da Luta Armada, preservando os valores da pátria e honrar os seus heróis.

Por: O GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNINBE.

Outras notícias


ACADÉMICOS ANGOLANOS E BRASILEIROS, PREOCUPADOS COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Internacionalização da UNINBE

2024-06-06 | 11:57:00

Ler mais

CONFERÊNCIA CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE DE LUANDA (UL) REÚNE DIRECTORES DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E PÓS-GRADUAÇÃO DAS IES.

Investigação Científica e Extensão Universitária

2024-05-27 | 08:53:00

Ler mais

MINISTRA DO ENSINO SUPERIOR CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO VISITA A UNIVERSIDADE DO NAMIBE PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DAS OBRAS DA TERCEIRA FASE.

Obras de extensão do Campus Farol Fernando de Noronha da UNINBE.

2024-05-20 | 10:10:00

Ler mais