II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DESTACA A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E A INOVAÇÃO COMO PILARES DA QUALIDADE DE ENSINO.

2024-03-29 | 13:00:00


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Investigação científica e a inovação, pilares da qualidade de ensino


Educadores, pesquisadores e especialistas de várias partes de Angola, do Brasil e da África do Sul reuniram no segundo encontro internacional de pedagogia, realizado pela Faculdadede de Ciências Sociais e Humanidades (FCSH) da Universidade do Namibe (UNINBE) em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-Brasil, para discutir e promover o papel crucial da investigação científica e da inovação na melhoria da qualidade do ensino. O evento que foi organizado Sob o lema "A Investigação Científica e a Inovação: Pilares da Qualidade de Ensino", decorreu durante três dias desta última semana do mês das Mulheres, que por sinal também se fizeram representar nesta actividade que proporcionou uma plataforma para partilha de experiências, melhores práticas e novas abordagens no campo da educação. Durante o evento que teve por objectivo abordar a respeito dos principais desafios da investigação e da inovação como pilares da qualidade de ensino a nível das universidades, foram apresentadas uma série de temáticas sobre os desafios na formação inicial e contínua de educadores e profissionais universitários, ciência, tecnologias, inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável e educação de qualidade, equidade e igualdade do género na transformação dos sistemas educativos, formação de valores, educação para a cidadania e cultura de paz. Na ocasião, os prelectores foram unanimes em concluir que é fundamental reconhecer o papel da investigação científica e da inovação na transformação da educação e que ao se adoptar uma abordagem baseada em evidências, pesquisas, práticas inovadoras e saberes locais em salas de aulas, pode-se proporcionar experiências de aprendizagem mais significativas e preparar os estudantes para se tornarem cidadãos formados e informados, capazes de enfrentar os desafios do mundo moderno, e solucionar os problemas das comunidades onde estiverem inseridos. Além das sessões formativas e debates, o segundo Encontro Internacional de Pedagogia ofereceu oportunidades valiosas para networking e colaboração entre os participantes, incentivando o intercâmbio de ideias e a construção de parcerias internacionais permanentes tendo como o fim último a realização de futuros projectos que poderão alavancar a qualidade do ensino superior a nível do Namibe e de Angola. O encerramento deste magno evento que decorreu de forma híbrida, foi presidido pelo Governador Provincial do Namibe, Dr. Archer Mangueira, que na sua locução encorajou as instituições de ensino superior participantes e organizadoras a acção contínua no trabalho conjunto para a melhoria da qualidade do sistema do ensino superior a nível provincial e nacional. O governante afirmou ainda que, embora esteja a servir o seu país em outras missões e responsabilidades, sua maior paixão continua a ser a docência, e recordou aos presentes sua época como docente na Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, por isso manifestou total apoio e apreço em iniciativas que promovam o bem para as comunidades onde o ensino de qualidade seja o foco, esteja presente e faça parte.

Por: O GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNINBE.

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